CUIDADOR DO IDOSO

CUIDADOR DO IDOSO


Próxima Turma -

07/12/2019


Objetivo

O curso para Cuidador do Idoso tem por objetivo capacitar profissionais com interesse em cuidar de idosos, ou pessoas com outras necessidades. Ao concluir a parte teórica do curso, você estará   apto ou pta a iniciar o estágio para adquirir conhecimento da prática e rotinas diárias de trabalho, assumindo as responsabilidades e cumprindo com assertividade todas as atividades atribuidas ao cuidador.

Público Alvo

Para ser eficiente nesta profissão, além dos conhecimentos técnicos teóricos,  é desejável que  profissional goste de pessoas indiscriminadamente, seja atencioso, dedicado e pró-ativo. As pessoas estão envelhecendo cada vez mais tarde, fato que tem aumentado as oportunidades de trabalho nesta área. Após a formação, o  Cuidador poderá  trabalhar em hospitais, clínicas de repouso ou no sistema "home care", para atendimento de pacientes particularres ou clinicas especialisadas.  

Requisito para trabalho

Possuir o ensino Fundamental incompleto, homens e mulheres, com no mínimo 18 anos de idade.

Carga horária

64 horas

Horário

08h as 12h.

Conteúdo

O cuidado; O autocuidado; Quem é o cuidador; O cuidador e a pessoa cuidada; O cuidador e a equipe de saúde; O cuidador e a família; Cuidando do cuidador; Dicas de exercícios para o cuidador; Avaliação do estilo de vida – Pentáculo; Serviços disponíveis e direitos do cuidador e da pessoa cuidada; Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC); Benefícios previdenciários; Legislação importante; 9.4 Órgãos de direitos; Rede de apoio social; 9.6 Telefones úteis; 9.7 Recomendações de endereços eletrônicos; Cuidados no domicílio para pessoas acamadas ou com limitações físicas; Higiene; Como proceder no banho de chuveiro com auxílio do cuidador; Como proceder no banho na cama; 10.2 Assaduras; 10.3 Cuidados com a boca; Doenças da boca; Cárie dental; Sangramento das gengivas; Alimentação saudável; Orientação alimentar para aliviar sintomas ; Náuseas e vômitos; Dificuldade para engolir (disfagia) ; Intestino preso (constipação intestinal); Gases (Flatulência) ; Alimentação por sonda (dieta enteral); Acomodando a pessoa cuidada na cama; Deitada de costas; Deitada de lado ; Deitada de bruços; Mudança de posição do corpo; Mudança da cama para a cadeira; Quando o cuidador necessita de um ajudante para a passagem da cama para a cadeira ; Ajudando a pessoa cuidada a caminhar; Exercícios; Exercícios respiratórios; Adaptações ambientais; Estimulando o corpo e os sentidos; Vestuário; Como ajudar na comunicação; Alterações que podem ser encontradas na comunicação; Dificuldade na memória: como enfrentá-la?; Proteção à pessoa cuidada; Úlcera de pressão/Escaras/Feridas; Como prevenir as escaras; Tratamento das escaras; Sonda vesical de demora (sonda para urinar); Uripen (sonda para urinar tipo camisinha); 25.1 Cuidados no uso de uripen; Auxiliando o intestino a funcionar; 27 Ostomia; 27.2 Cuidados com ileostomia, colostomia e urostomia ;Cuidados com a bolsa; Quando trocar a bolsa; Cuidados no banho; Esvaziamento da bolsa; Problemas com o sono; Demência; Cuidados com a medicação ; Emergência no domicílio; Engasgo; Queda; Convulsão; Vômito; Diarreia; Desidratação; Hipoglicemia; Desmaio; Sangramentos; Confusão mental; Maus Tratos; O que o cuidador pode fazer diante de situações de maus tratos; Reconhecendo o fim; Como proceder no caso de óbito.

Instrutor

O curso é ministrado por uma Enfermeira Padrão, com especialização em Geriatria, cuidados de pessoas idosos e com outras necessidades.

Metodologia

As aulas acontecem em dois sábados consecutivos. Após a conclusão do período teórico e a aplicação da avaliação, o aluno deverá cumprir 56 horas de estágio, em clínica de repouso de sua preferencia ou indicada pela CNI. Caso tenha alguma clínica de sua preferência, você poderá escolher a melhor opção. Lembrando que o estágio deverá ser supervisionado por enfermeiro (a) inscrito no COREN que será responsável pela avaliação de seu desempenho. Após a capacitação teórica, será entregue um relatorio com questões a serem avaliadas pelo responsável no acompamnhamento do Estágio. Este relatorio assinado pelo respónsável pela clinica, ou casa de repouso, deverá ser devolvido na CNI para ser constado do certificado.

Investimento

R$399.00

Aula Vip

(Individual) Mediante consulta.

Forma de pagameto:

À vista no boleto bancário ou 3x no cartão de crédito sem juros.

Incluso:

Apostila, certificado, mediante avaliação de desempenho e participação de 100% nas aulas teóricas e Estágio probatório. Bem vindo ao curso!

Diferencial CNI:

Após a conclusão do curso indicaremos para os parceiros da CNI, os recém formados para inclusão no mercado de trabalho.

Local de Realização:

Ribeirão Preto, SP.

Informações:

(16) 3043-0545 - Claro Fixo

(16) 99142-4000 - Claro whatsapp

Nota:

A data de inicio do curso presencial poderá ser alterada, uma vez que está sujeita a formação de turma. O candidato será informado, caso ocorra mudança de data.


  • AUTORIZAÇÃO E VALIDADEENSINO LIVRE - AUTORIZAÇÃO E VALIDADE DE CURSOS

    AUTORIZAÇÃO E VALIDADE DE CURSOS - ENSINO LIVRE

    Conforme a lei nº. 9394/96, o Decreto nº. 5.154/04 e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97) citam que os cursos chamados `livres` não necessitam de prévia autorização para funcionamento nem de posterior reconhecimento do Conselho de Educação competente. A jurisprudência do Conselho Nacional de Educação tem sido no sentido de declarar-lhes a equivalência, de acordo com regras amplas e flexíveis.

    Os Cursos livres à distância não dependem de registro ou autorização do MEC ou do CEE e são para fins culturais, conhecimentos e curriculares. São à distância, onde o aluno recebe uma apostila via correio ou E-mail. Estuda, aprende, tira as dúvidas com um professor / instrutor por telefone, e-mail ou “messenger” e ao final recebe o certificado. Sendo adicional e opcional, o histórico, o conteúdo de disciplinas e outros documentos.

    O Art 42 da Lei nº 9.394/96 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e Lei nº11.741/08 trataram da Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico. É uma modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam profissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se.


Observações:

ATENÇÃO!

1-A data de inicio do curso poderá ser alterada, uma vez que está sujeita a formação de turma. O candidato será informado, caso ocorra mudança de data.

2-Preços especiais para grupos in company.


Indique este site para um Amigo:

Indicação enviada com sucesso!

Inscrição:

SEUS DADOS PESSOAIS

Após clicar em "inscrever", seu curso será adicionado no carrinho.